sexta-feira, 13 de maio de 2011

O SEGREDO DA AGUIA


A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade ela tem de tomar uma série e difícil decisão por volta dos 40 anos.
Nessa idade, ela esta com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar: Seu bico alongado e pontiagudo já está curvo, suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas,e voar já está se tornando uma tarefa difícil!! Então a Águia só tem duas alternativas: morrer .... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão onde ela não precise voar.
Após encontrar esse lugar a Águia começa a bater com o bico conta a rocha até consegui arrancá-lo, esperando nascer um novo bico. Com o qual vai arrancar todas as suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai para o seu famoso vôo de renovação. E poderá viver então, mais uns trinta anos.
Em nossa vida muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar em um vôo de vitórias, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causam dor.Somente quando nos livramos do peso do passado é que podemos aproveitar do resultado valioso que uma auto-renovação sempre traz.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Orientações para uma evangelização eficaz.


Ao anunciar a Palavra de Deus, o lema de quem é cristão deve ser o mesmo proferido pelos apóstolos Pedro e Paulo: importa agradar a Deus e não aos homens (Atos 5.29; 1ª Tessalonicenses 2.4).

Todos os dias são dias de salvação (2ª Corintios 6.2). Porém, em Eclesiastes 3, a Palavra de Deus informa que existe tempo para tudo. O pregador está inserido na questão de usar o tempo oportuno para falar e também para ficar calado.

Efésios 5.16 e Colossenses 4.5 falam em remir nosso tempo. Ora, a recomendação aconselha a cada um de nós otimizar o espaço de 24 horas que Deus nos dá. Quem é cristão precisa ter em sua agenda diária um espaço vago para nunca deixar de transmitir a mensagem nº 1 entre todos os assuntos que estão em nosso coração ardendo para ser falado. Diariamente, o cristão deve informar a alguém que Jesus Cristo é Senhor e único Salvador da Humanidade. Apesar desse compromisso importantíssimo, antes de cumprir essa tarefa inadiável é preciso orar. Na oração, pedir a Deus chances de fazer parte de momentos de evangelização às almas perdidas, momentos que ocorram segundo a direção dEle.

Quando evangelizamos guiados por Deus, estamos caminhando e falando segundo o Espírito Santo, e com certeza transmitindo a mensagem conveniente no momento certo do dia de quem está espiritualmente perdido.

O evangelista deve ser inteligente. Quem evangeliza pode alterar os horários de sua agenda para transmitir as Boas Novas, mas jamais deve interferir e atrapalhar a agenda daqueles que recebem a mensagem evangelística, provocando prejuízos a eles. Jesus é manso e humilde, não é arrombador de portas. Se uma alma não dá ouvidos para você, então combine com ela um horário em que possa ouvi-lo.

Ratifico: Nunca deixe de pregar a Palavra de Deus. Mas também nunca deixe de orar antes de pregar, pedindo que o Senhor coloque-o e em situações convenientes para quem o ouvirá. Orações assim são respondidas, pois essa é a vontade divina para sua vida.

Alguns cristãos, além da inconveniência de falar fora do tempo, falam em lugar errado e com interpretação bíblica errada também. São anacrônicos exacerbados, sendo até insuportáveis em algumas situações. Quando confrontados dizem que sofrem perseguição religiosa.